Foto: Play Libras (Divulgação)
Estudantes do curso de Publicidade e Propagada da Universidade Franciscana (UFN) estão produzindo e disponibilizando, de graça, conteúdo que ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na internet. E o mais legal: com sotaque gaúcho.
Prazo para adaptação das cantinas escolares ao lanche saudável acabou
A professora Michele Pereira, que ensina Libras para os alunos da instituição, explicou que até mesmo Libras, onde se comunica com gestos, tem sotaque como acontece com a língua oral. E ela sentiu necessidade de haver conteúdo didático de Libras voltado especificamente para o Rio Grande do Sul, pois costuma indicar aplicativos e vídeos como forma de reforço às aulas, porém se sofre com as diferenças regionais da linguagem.
Compraram a ideia esses estudantes que desenvolveram o Play Libras dentro da disciplina de Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária II. Foram criados conteúdos "rápidos, práticos e educativos" e disponibilizados no Instagram, Facebook e YouTube, pois a intenção era alcançar jovens que tem interesse em se comunicar melhor com deficientes auditivos.
Duas novas creches em Santa Maria vão receber alunos a partir de 2019
Ainda, houve cuidado de desenvolver o conteúdo de uma forma menos formal e engessada como pode acontecer com aqueles dentro de um padrão didático. Por exemplo, há conteúdos pocket que são encaixados dentro do stories do Instagram. Lá, o intérprete ensina e repete sinais de expressões.
Rápido e prático. Veja:
*Com informações da assessoria de comunicação da UFN